De maneira geral, os estudos de mercado são direcionados ao conhecimento aprofundado de um determinado segmento de negócios, em uma determinada região geográfica. Essa análise compreende a utilização e a combinação de várias metodologias, como a "geografia de mercado" (também denominada "geomarketing") e a pesquisa de mercado (entrevistas com consumidores, ou outros agentes envolvidos num determinado segmento de negócios).
Os procedimentos para a realização desses estudos, independentemente do porte e tipo do negócio, da dimensão territorial e populacional da região estudada, consistem basicamente no levantamento de dados primários (visita à região estudada e levantamento de campo), e dados secundários (censos demográficos e outras informações coletadas junto a órgãos oficiais), resultando na análise dos seguintes fatores:
- Análise da localização do ponto (acessos, visibilidade, atratividade, vizinhança).
- Delimitação da área de influência geográfica (de acordo com as características do ponto e do negócio que se pretende implantar).
- Análise da oferta existente e concorrência específica (quantitativa e qualitativamente).
- Dimensionamento do potencial de consumo para o segmento estudado (através da análise de dados econômico-demográficos da região).
- Características urbanas e perspectivas de crescimento da região.
- Análise das carências e saturações versus demanda de mercado.
- Análise do comportamento de consumo e expectativas do consumidor da região.
São diagnósticos aprofundados de um determinado ramo de atividade, em uma determinada região ou comparativamente em várias regiões (Estados, Cidades, Bairros, etc.), de maneira a auxiliar no planejamento da ocupação geográfica de uma empresa, seja por meio de lojas, representantes ou outros canais de vendas.
Esse tipo de estudo analisa o potencial de demanda para o segmento em questão, avaliando também a concorrência existente e outros fatores determinantes para o negócio estudado, respondendo questões como:
Trata-se de um estudo realizado sobre um imóvel específico, com o objetivo de avaliar a viabilidade mercadológica do ponto, ou seja, se o local é compatível com o negócio que se pretende instalar, e qual o potencial de faturamento do futuro empreendimento nesse ponto.
Esse estudo permite também fazer recomendações quanto ao modelo de loja mais apropriada, a definição do mix ideal e a política de preços praticados, e outros fatores determinantes para o sucesso do futuro empreendimento.
Existem casos em que o proprietário do imóvel (ponto) pretende identificar quais as melhores alternativas de negócios que podem ser implantados nesse ponto, e qual o potencial de faturamento para cada alternativa.
O estudo de "vocação de ponto" também apresenta as recomendações necessárias quanto ao tamanho, modelo, mix de produtos, política de preços e outros detalhes importantes para cada negócio indicado.